Jardim Botânico - RJ  |  (21) 3114-0179
Destaque

Artigos

EATERTAINMENT

A coluna desta semana está quase um jornalzinho do Curso Brasas, no gênero aula de inglês. O tema agora é um neologismo fusion, tipicamente americano, EATERTAINMENT, uma mistura de EAT com ENTERTAINMENT. Aprendi isto em 1994, quando fazia uma consultoria para amigos na sede da cadeia de alimentação BENIHANA, na Flórida. Esta “palavra” consta como o conceito em todos os folders, cartazes, em toda a rede!

Os BENIHANAs são restaurantes japa, tipo hobata, nos quais um chef se põe em frente à mesa, com uma chapa quente (hobata), e ali prepara os grelhados na cara dos clientes, realizando um verdadeiro show. São camarões que voam e desaparecem na aba do chapéu do chef, malabarismos com facas, e outras peripécias, fazendo parte do jantar este show ao vivo quase privé. Quando fiz as FIAMMETTAS observei algo semelhante nas pizzarias do sul da Itália, onde também ocorrem concursos com malabaristas da massa da pizza. Pizzas que voam no ar, em cambalhotas ornamentais destes tempos olímpicos!

Não é que nosso grande chef FELIPE BRONZE resolveu estender suas habilidades do fogão ao mundo do Mandrake?! Completamente tomado pelo espírito David Copperfield de ser, Felipe agora em pleno Fantástico na TV Globo, faz desaparecer um tutu de feijão que volta à table como um Chicabom. “Esferifica”, torna tudo esferas com um calcinato diluído na água, e usando nitrogênio adoidado “sorvetiza” tudo, até mesmo a moqueca de frutos do mar.

Equipamentos de última geração e apetrechos que só a NASA tem fazem parte do “Show da Vida” que o programa pretende exaltar. São os alquimistas da tal cozinha molecular mostrando que sentar-se à mesa não é só apreciar uma boa comida (Eat), um vinhaço, ter uma boa conversa, mas é também divertir-se (Entertainment) com o preparo e as habilidades curandeiras e performáticas do chef.

Costumo ir às vezes ao Mr. Lam, onde se faz a melhor comida chinesa do Rio. À noite nos finais de semana, desce um dos chefes da cozinha e faz um enorme malabarismo com massa, criando na frente de todos um longo macarrão, tipo spaguetti. Na primeira vez há anos, em NY, foi legal, agora é show demais, Las Vegas total. Para quem gosta… Eu questiono a qualidade do produto! E prefiro ficar no bom EAT and DRINK, boa conversa, do que muita confusão.

PITADAS:

- Vêm aí dois ótimos eventos gastronômicos na cidade: o Rio Gastronomia (do jornal O Globo), que começa no dia 16 de agosto, e o Circuito das Artes do Jardim Botânico, que acontecerá nos finais de semana dos dias 18, 19, 25 e 26 de agosto.

- Finalmente no Rio teremos um boa PARILLA dos pampas. Neste caso uruguaia. O modo de assar as carnes é imbatível, assim como os cortes. Gonzalo é o nome do novo restaurante que será inaugurado na Bartolomeu Mitre, quase ao lado do Giuseppe Grill. Lá teremos vazios, entranhas, morcillas, riñones, assado de tira, ojo de bife, etc.

Rio de Janeiro, 15 de agosto de 2012

João Luiz Garcia de Souza