Jardim Botânico - RJ  |  (21) 3114-0179
Destaque

Artigos

Shopping cuisine?!

Como todo carioca da gema, com um lado “antiquinho” de ser, abominava comer em shoppings centers até meados dos anos 80. Lembro de quando meu amigo Chico Mascarenhas resolveu abrir um Guimas no Fashion Mall! Quase matei o cara no exercício da minha patrulha gastronômica… Achava aquilo um absurdo, o “Guiminhas” era pra ser único no baixo Gávea.

Mas acabou sendo exatamente esse Guimas do FM, no início dos anos 90, que me fez repensar tudo. O que antes era uma simples parada estratégica – antes ou depois do cineminha – virou um destino mais certeiro. Virei frequentador, não assíduo, mas curioso (e guloso, sempre).

Há pouco tempo li um artigo do Georges Henry Foz onde ele levanta a questão: “Deu fome? Vamos ao shopping”, que de certa forma me inspirou a escrever esse artigo. Uma das suas conclusões é pautada no crescimento da violência nos grandes centros urbanos e na falta de segurança. Dito e feito! Mas não bastava isso. Os shoppings precisavam ir além da análise sócio-política, criar algo a mais, um novo conceito para atrair clientes muito além dos lojistas. E foi assim que várias praças de alimentação ganharam status de cuisine e chefs bacanas abriram (e continuam a abrir, sem parar) suas filiais por ali.

Não é à toa que o Rogério Fasano vai inaugurar no shopping Cidade Jardim, em São Paulo, sua versão bistrô. O Vila Olímpia já abriga há um tempinho uma filial do Garcia & Rodrigues… E, por aqui, claro, temos os nossos exemplos, com o próprio Garcia, Giuseppe Grill, Antiquarius, quem diria!

As opções gastronômicas pelos corredores amontoados melhoraram, sou réu confesso quando se une praticidade à boa gastronomia, mas também não posso deixar de defender o prazer de um passeio pela calçada, de comer na varanda, de sentir vento na cara, ouvir uma “buzininha”… Coisas da rua, um prazer incontestável até mesmo para quem adora umas comprinhas no shopping.

PITADAS:
- Dia 4 de outubro acontece o Prêmio Comer & Beber, da Veja Rio, no Píer Mauá.
- Vários restaurantes do Rio participam do movimento Deguste essa Causa, do SindRio, com receitas criadas especialmente para a ação beneficente. Saiba mais: http://rioeuamoeucuido.com.br/degusteessacausa